top of page

Forrotec apresentará tecnologia construtiva americana na 18ª Fenahabit

O light steel frame vem ampliando seu mercado no Brasil



A Forrotec Sistemas Construtivos vai estar presente na 18ª edição da Fenahabit (Feira Nacional da Habitação Construção Civil, Imobiliário e Decoração). A empresa blumenauense é referência em construções a seco na Região Sul e tem a tecnologia light steel frame, popularizada nos EUA, como carro-chefe dos seus negócios. Na feira, a empresa vai montar uma casa de 80 metros quadrados e dois pavimentos, com suíte, sala, cozinha, banheiro e varanda nos dois pisos.

 

Ao mostrar a casa 100% projetada e executada com o sistema construtivo, a Forrotec pretende dirimir as principais dúvidas dos futuros clientes, dentre elas o tempo de vida útil, resistência, acústica, isolamento acústico e o preço.

 

O que é a tecnologia light steel frame?

 

É um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado. O fechamento dessas estruturas é feito com placas que podem ser de madeira (OSB – Oriented Strand Board), cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall, uma mistura produzida de gesso, aditivos e pouca água que preenchem duas lâminas de papel acartonado. Assim, formam placas fabricadas industrialmente que podem ser usadas em paredes, tetos e forros.

 

Após a fundação, os perfis de aço são colocados até ficarem com o formato desejado. Logo depois, as placas ou os painéis para fechamento são colocados nas laterais. Por fim, é feito o telhado, que pode ser com telhas de cerâmica, lajes de aço galvanizado com revestimento de madeira ou lajes pré-moldadas de concreto.

 

Vantagens

 

Por se tratar de um sistema construtivo a seco, dispensando a necessidade de água, apresenta inúmeras vantagens para a obra e o meio ambiente. É sustentável e 100% reciclável e pode ser reutilizado e de fácil transporte.

 

Onde pode ser utilizado?

 

O steel frame pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação. Em casos de utilização de aço leve, pode ser aplicado em construções de prédios de até quatro andares.

 

Popularização nos EUA

 

A tecnologia surgiu na China em 1840 com a denominação de “Casa de Ferro”. Com a revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço tornou-se um material abundante. Com isso, passou a ser utilizado nas construções. Hoje, 95% das construções residenciais americanas utilizam o sistema construtivo.


Chegada ao Brasil

 

No Brasil, o stell frame começou a ocupar espaço no final dos anos 90 e hoje representa menos de 3% das edificações do país. É um percentual ainda baixo pelo potencial de produção de aço do Brasil, um dos maiores produtores do mundo. Com a pandemia, o sistema construtivo ganhou impulso e a projeção crescer 20% ao ano de acordo com uma pesquisa do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM). O comércio, a indústria e o agronegócio são os setores que mais empregam a tecnologia.

 

Desafios

 

Um dos grandes motivos para o sistema ainda estar dando seus primeiros passos é o fato de ainda existir certa resistência cultural devido ao desconhecimento da população sobre o sistema. A falta mão de obra especializada para atender a demanda é outro desafio a ser enfrentado. Além disso, a grade curricular dos cursos de engenharia e arquitetura, a tecnologia ainda não ganhou espaço merecido.

 

Para suprir essa carência, a Forrotec vem investindo continuamente na capacitação. Em parceria com o Senai, estará treinando 30 novos profissionais. No dia 6 de julho fará uma imersão direcionada para arquitetos e engenheiros.

 

Palestra na Fenahabit

 

Além do estande e da casa com tecnologia em light stell frame, a Forrotec fará uma palestra na Fenahabit. No dia 24 de maio, sexta-feira, a partir das 19h30, o empresário Claiton Grah, diretor da empresa e especialista em construção a seco, vai mostrar as vantagens no uso do sistema construtivo como solução inovadora e econômica para indústria da construção.

 

Claiton vai apresentar um sistema de construção inovador criar casas e edifícios mais leves, resistentes e sustentáveis. Além de abordar a composição e processo de construção, também vai debater a economia de custos e benefícios ambientais oferecidos pela tecnologia, demonstrando que este é um método de construção eficiente e superior às opções tradicionais.

 

Sobre a Forrotec

 

A Forrotec é hoje a maior empresa de construção a seco no Sul do país. Gera 180 empregos diretos e atende todo Brasil. Fundada em 2000, a empresa é hoje referência em qualidade, competitividade, excelência no ramo de forros, divisórias comerciais, drywall (Gesso acartonado) e steel frame.

 

Distribuidora de grandes marcas, a Forrotec conta com uma equipe completa de instaladores treinados, com documentação para atender as mais exigentes integrações em obras, além de fiscais de qualidade e equipe de apoio pós vendas. Com frota própria de veículos, garante agilidade logística.

 

 

Com atuação em todo território nacional, a Forrotec Sistemas Construtivos tem como princípio básico de atuação, o respeito e a dedicação aos seus clientes, parceiros e colaboradores. Competitividade apoiada na qualidade de seus profissionais, materiais, tecnologia e serviços.

 

A Fenahabit

 

A 18ª Feira Nacional da Habitação Construção Civil, Imobiliário e Decoração (Fenahabit) ocorrerá no Setor 2 da Vila Germânica, entre os dias 23 e 26 de maio, reunindo 140 expositores. Serão mais de 300 marcas de produtos, tecnologias e serviços, ofertadas aos 20 mil visitantes que deverão visitar a feira ao longo dos quatro dias, conforme estimativa da organização.

 

A 18ª Fenahabit é organizada pela Via Ápia Eventos, com a co-organização da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí (AEAMVI). O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua) são os patrocinadores da feira.

 

Entrada franca

 

Os visitantes terão como atrativos, lançamentos em decoração e acabamentos para o lar. Palestras técnicas completam a programação da feira. Tudo com entrada franca, mediante credenciamento antecipado. Ele deve ser feito online, no site da Via Apia Eventos (www.viaapiaeventos.com/feira-fenahabit), organizadora da Fenahabit ou na recepção da feira, a partir de sua abertura no dia 23 de maio.







17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page